O que eu quero ser quando crescer
Esta velha pergunta ainda ganha muito espaço na mente de inúmeras pessoas, sejam elas crianças, jovens e até adultos já crescidinhos por aí. Afinal, vivemos cercados por expectativas e ideais que muitas vezes se confundem com aquilo que realmente somos. Num mundo onde as possibilidades são quase infinitas, como saber a resposta? O fato é que responder a isso não é uma tarefa muito simples, exige atenção a um processo muito importante chamado autoconhecimento. O autoconhecimento determina em grande parte a qualidade daquilo que fazemos e do como seguimos nossas vidas. Sem isso, muitas das nossas escolhas passam despercebidas e quando nos damos conta, nos vemos em lugares onde não nos sentimos satisfeitos. Ou seja, a vida fica meio sem sentido… Por isso, se dedicar a esse processo será sempre necessário e positivo, independente de qual momento de vida estamos, pois é através dele que podemos crescer pessoalmente e profissionalmente. Um outro aspecto fundamental para a chegada a essa resposta é compreender o que acontece ao nosso redor. Ou seja, pra eu saber o que eu quero, eu preciso saber o que existe de opções e oportunidades. E esta também é uma busca intensa, pois tudo está em transformação e novas possibilidades surgem a todo momento. Aquilo que penso ser hoje já mudou amanhã e se não acompanharmos essas mudanças, vamos ficando para trás. Em conjunto a isto, precisamos compreender também onde essas possibilidades estão inseridas, ou seja, que mundo é esse? O tão falado mundo do trabalho, do que se trata? O que esse mundo espera de nós? Que tipo de profissional precisamos ser? Enfim, mais algumas questões nada simples de responder… Em resumo, a resposta a essa pergunta inicial começa a surgir quando:
- Nos dedicamos ao autoconhecimento;
- Começamos a descobrir e conhecer as profissões existentes;
- Passamos a compreender mais sobre o mundo do trabalho.
Tudo isso é um processo. Leva tempo e esforço. Mas pode ser facilitado quando contamos com ajuda. Neste caso, podemos contar com a ajuda da Orientação Profissional. A orientação profissional não se trata apenas de um teste que dirá qual profissão seguir (como muitos imaginam), mas sim desse processo descrito acima com foco no autoconhecimento e busca de informações. A orientação tem como objetivo fazer com que a escolha profissional seja mais assertiva e tranquila. No entanto, como todo processo, é algo que deve ser contínuo, ou seja, ela pode ser positiva não só para quem busca uma profissão, mas também para quem já realizou uma escolha e precisa determinar os próximos passos desse caminho. Afinal, estamos falando de algo que passaremos quase toda a vida nos dedicando, portanto, diferente das crianças que respondem a essa pergunta sem saber o real significado, precisamos respondê-la com bastante consciência. E aí? Depois disso tudo, você conseguiria responder? O que você quer ser quando crescer?
Autora: Emira Jaloretto - Pós graduada em orientação profissional, 13 anos de experiência com jovens na preparação para o mercado de trabalho. Criadora do workshop de orientação profissional através de técnicas corporais com foco no desenvolvimento do autoconhecimento. Atua com atendimento de jovens e adultos na orientação profissional e planos de desenvolvimento de carreira.
Comentários
Postar um comentário