SISTEMA EMOCIONAL E APRENDIZAGEM.

 


A aprendizagem é um dos fenômenos mais complexos da psiquê humana.

Há um consenso entre a Neurociência, de que o cérebro aprende o que de fato tem significado para ele e nossas emoções estão inteiramente ligadas em todo esse processo. 

Neste sentido, a proposta aqui é falar sobre como nosso sistema emocional pode interferir na mecânica da aquisição de novas informações, ou seja, na aprendizagem em si. 

Para tanto, vamos iniciar discutindo sobre vivencias, lembranças, emoções desagradáveis, os traumas. 


Trauma


O conceito de trauma se origina da palavra grega τραῦμα, que significa ferida.

Pesquisas indicam que noventa por cento da população mundial já sofreu um evento potencialmente traumático ao longo da vida.

Quando uma situação gera grande impacto psicológico, você fica marcado por essa vivência e não consegue superá-la, um trauma pode ter se instalado.


Qual é a relação entre trauma e aprendizagem?


Exemplificarei a partir de algumas situações hipotéticas e relatos de casos clínicos.

  • Você já deixou de investir em alguma área de estudo/atuação porque teve vivencias traumáticas na época escolar, como dificuldade em matérias específicas ou conflitos com professores?
  • Já se perguntou sobre o que pode estar por trás da crença de que você não consegue aprender algo, como tocar um instrumento, cozinhar, compreender matemática, praticar algum esporte, falar em público, et.?
  • Já passou por situações em que foi submetido a castigos, exposições, agressões físicas e verbais na escola, no seu núcleo familiar ou social?


    A vivência de uma experiência dolorosa gera memórias traumáticas. Essas lembranças se caracterizam pela soma de emoções, imagens e outras circunstâncias que o sujeito pode associar de maneira inconsciente. Ao acessar essas memórias traumáticas, revive-se sentimentos desagradáveis relacionados a esses eventos, o que pode provocar modificações expressivas no funcionamento psíquico, paralisando o sujeito e causando o que categorizamos como bloqueios emocionais. 

    Essa mecânica interfere e dificulta o processamento de novas informações que o cérebro está recebendo, ou seja, prejudica e/ou inviabiliza a aprendizagem em si. Neste sentido, podemos propor que sistema emocional e a aprendizagem estão diretamente ligados.

    Vale destacar que nem todas as pessoas que vivenciaram situações potencialmente traumáticas, vão apresentar os prejuízos descritos acima. Tudo depende da capacidade singular de lidar com eventos estressores, da realidade subjetiva do indivíduo e de fatores biológicos, psicológicos, sociais e hereditários.


O que fazer diante disso?


Traumas podem afetar o nosso bem estar geral, fazer com que tenhamos dificuldades por toda a vida no âmbito pessoal, social ou profissional.

Manter o equilíbrio do conjunto de nossas emoções, nomeada aqui como sistema emocional, é muito importante para nossa saúde mental.

Caso você tenha interesse em compreender melhor suas vivências relacionadas a essa temática, procure um psicólogo. Ele é um especialista em comportamento humano e poderá auxiliar a desenvolver mecanismos para identificar, interpretar, ressignificar e elaborar situações traumáticas.


Josélia Pedro dos Santos - CRP: 06/119071

Psicóloga, de abordagem psicanalítica. Especializanda em Neuropsicopedagogia.

Possui sete anos de experiência na área clínica. Trabalha também com dependência química em um CAPS AD. Atuou como psicóloga na Assistência Social por três anos. Em rede privada, trabalhou por quatro anos com gestão em saúde mental e em ambulatório adulto e infantil.  


Comentários

  1. Excelente Texto.
    falo por experiência que em muitas área sei que existe um bloqueio. Venha gradativamente tentando ressignificar as situações esse sentimento para assim conseguir seguir em frente.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela reflexão. Interessante pensar a aprendizagem pela ótica da saúde mental !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, muito boa reflexão!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas